Sondagem Indústria da Construção revela crescimento do setor no primeiro semestre de 2011

Dados da Sondagem Indústria da Construção de junho, divulgados nesta quarta-feira, dia 27 de julho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela CBIC revelam que o setor voltou a registrar crescimento em junho de 2011, encerrando o semestre com um resultado positivo.

Esse foi o segundo mês em que a atividade cresceu no ano. De acordo com a pesquisa, a situação financeira, que no primeiro trimestre foi avaliada como satisfatória (indicador em 50,8 pontos), agora já é considerada mais que satisfatória (53,8 pontos).

A sondagem revela também que o acesso ao crédito foi considerado difícil, mas que essa sensação foi menos disseminada que no trimestre anterior.

O crescimento no mês de referência, no entanto, foi restrito às grandes empresas.

As pequenas e médias apresentaram nível de atividade igual ao mês anterior.

As grandes também são as únicas que apresentam atividade aquecida, o que mostra que, a despeito do bom momento da indústria da construção, alguns problemas estruturais persistem e afetam de forma mais intensa as empresas de menor porte.

A expectativa para os próximos seis meses é de crescimento. No entanto, o crescimento sustentado de longo prazo só pode ser viabilizado com uma maior atenção a esses problemas. A falta de mão de obra qualificada continua a ser o principal problema da indústria da construção, e já começa a se refletir em custo para a empresa.

O item alto do custo da mão de obra tornou-se o terceiro mais assinado pelos empresários, representando 40,4% das grandes empresas.

Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem, realizada junto a 411 empresas, sendo 212 de pequeno porte, 149 médias e 50 grandes.

A pesquisa foi realizada no período de 1º a 15 de julho de 2011.


Fonte: SINDUSCON-Grande Florianópolis, 27/07/2011

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: