Comprou, levou: é a venda da casa com brinde

  

Em formato de pacotes, construtoras aliam produtos e serviços à oferta imobiliária

Passagens aéreas para os Estados Unidos e a Europa, equipamento de home theater, armários de cozinha e supermercado grátis são alguns dos chamarizes usados por incorporadoras atualmente para atrair compradores.

A Agre talvez seja a empresa mais ambiciosa em matéria de oferta de prêmios. Em propagandas, anuncia que quem, por exemplo, conseguir acumular um milhão de pontos com a compra de imóveis da incorporadora, pode escolher uma das seguintes opções: 25 passagens aéreas para os Estados Unidos , 16 para a Europa, dois anos e meio de supermercado grátis, quatro anos de combustível em postos Ipiranga, diárias na rede hotéis Accor por um ano e meio ou compras de DVDs na Livraria Cultura por um ano e meio.

O fato é que o mercado está aquecido, mas a concorrência também está e, por isso, é necessário destacar-se de alguma maneira como, por exemplo, bolando estratégias de promoções.

Não importa o padrão do imóvel – econômico, médio ou de alto padrão –, unidades de diferentes preços e tipos estão sendo comercializadas com a ajuda dos prêmios.

 

Estratégia

Esse formato de negócios traz vantagens tanto para o incorporador quanto para o comprador. A incorporadora torna seu produto (imóvel) mais atraente e consegue vendê-lo mais rápido. O comprador, por sua vez, recebe algo que gostaria de ter em sua casa nova.

A ideia de ajudar o comprador a montar a nova morada também está por trás da ação da Brookfield. Há três anos começaram com esse tipo de promoção. Primeiro, deram uma geladeira, depois armários embutidos de cozinha e, agora, para dois de seus últimos empreendimentos, um conjunto de linha branca, que inclui fogão, geladeira e micro-ondas da marca Cônsul ou Electrolux.

Não é apenas quem fica com o orçamento apertado depois da compra da casa que é fisgado por esse tipo de oferta. Algumas unidades de quatro dormitórios no Brooklin, na zona sul da capital, no valor de R$ 1,2 milhão, estavam ‘encalhadas’ em 2009. A Brookfield resolveu dar uma mini adega de inox de R$ 2 mil, com capacidade para 12 garrafas, da marca Art des Caves, para quem comprasse um apartamento de 167 e 198 metros quadrados. No espaço de um mês, foram comercializadas 25 unidades – quase 25% do total.

O cliente de imóveis econômicos, por sua vez, também aderiu ao apelo dos brindes. No Feirão da Caixa do Rio, a incorporadora ofereceu geladeira, fogão e máquina de lavar para quem adquirisse imóvel de até R$ 120 mil. Assim, de um total de 700 unidades, 300 foram vendidas graças a essa promoção. Como ela só valia no Feirão, as pessoas tinham um senso de urgência para decidir.

Vencimento

As promoções, sem exceção, têm período limitado. Mas, de acordo com as empresas que adotaram essa estratégia promocional, estas garantem que os produtos das promoções não estão embutidos nos preços dos imóveis e que o investimento faz parte das verbas de marketing da companhia.

Fonte: O Estado de São Paulo, Jennifer Gonzales

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